cultura da desintegração
2011 - 2013
Aqui na orla da praia, mudo e contente do mar / Sem nada já que me atraia, nem nada que desejar / Farei um sonho, terei um dia, fecharei a vida / E nunca terei agonia,
pois dormirei de seguida.
Fernando Pessoa, Aqui na orla da praia.
cultura da desintegração é uma série de fotografias e mapas realizados no litoral norte de Viana do Castelo, entre 2012 e 2013, tendo com objetivo representar essa paisagem a partir da condição de uma planície agrícola, a Veiga de Areosa e da sua envolvente: o monte e a orla marítima.
As fotografias e os mapas mostram um conjunto de tipologias de construção associadas às atividades agrícolas e piscatórias e à sua implantação neste território, fazendo-se evidenciar a sua condição de desuso, transformação e abandono. Esta condição foi intensificada com a crise económica de 2008 e o subsequente desinvestimento comunitário. Entre um processo abrupto de desruralização e a realidade de dependência comunitária para desenvolvimento das atividades do setor primário, a paisagem do Litoral Norte de Viana do Castelo aparece, nestas fotografias, como num tempo suspenso, onde os resíduos de um passado rural se misturam com as expectativas, mas também, com as desilusões do presente.
O trabalho surge enquanto dissertação de mestrado na Escola e Arquitectura, Artes e Design da Universidade do Minho. Posteriormente foi exposto no Museu Nogueira da Silva, em Braga, e nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo. Foi também publicado enquanto artigo no Sophia Journal, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.